A Aposta nas Energias Renováveis em Portugal

 

    Para além dos evidentes benefícios de natureza ambiental, são também susceptíveis de beneficiar a economia, gerando novas empresas, novas actividades económicas e, em última análise, criando emprego. As energias renováveis são, de um modo geral, exploradas em unidades de pequena dimensão, à escala local ou regional, razão pela qual contribuem para a fixação das populações, nomeadamente nas zonas rurais do interior do país.

    As excepcionais condições naturais de que Portugal desfruta colocam o país numa posição ímpar no panorama europeu. Entre 2200 e 3000 horas anuais de sol, regiões montanhosas e insulares de elevado potencial eólico, cursos de água com condições ideais para a instalação de mini-hídricas e cerca de 33 000 km2 de floresta, são apenas alguns dos argumentos que justificam uma aposta decisiva nas energias renováveis. 

    Mais do que limitar-se a importar tecnologia, Portugal poderá, de facto, assumir uma posição de liderança na área das energias alternativas, investindo na investigação e desenvolvimento e produzindo tecnologia, para a qual, para além dos mercados nacional e europeu, dispomos aliás de mercados preferenciais nos países africanos de língua oficial portuguesa. A exploração dos recursos energéticos endógenos permitirá, ainda, aliviar a dependência externa do país.

Crie o seu site grátis Webnode