Painéis Fotovoltaicos

 

    Uma célula fotovoltaica é unicamente capaz de gerar meio volt, se a célula for de silício, e irá produzir uma potência entre 1 e 2 watts. Por isso, se quisermos obter uma tensão de 12, 24, … volts, deveremos colocar várias células em série para posteriormente protegê-las dos agentes externos; isso constitui um painel fotovoltaico. Estas ligações em série serão efectuadas através de procedimentos automáticos, soldando o reverso de uma célula à face frontal da seguinte célula. Desta forma, se quisermos obter 12 volts deveremos instalar 30 ou 40 células em série.

    Estas ligações ficarão encaixadas dentro de uma estrutura tipo sanduíche que consiste numa lâmina de vidro temperado e outra de material orgânico, por exemplo, de etileno-vinil; de seguida, coloca-se as células e depois mais uma camada do material orgânico. Finalmente, acrescenta-se uma das várias lâminas de polímeros ou outros cristais. Quando estiver finalizado este processo fecha-se tudo hermeticamente no vazio num forno especial, para evitar que penetrem os agentes externos.

    Uma vez fechado no vazio, cobre-se tudo com neopreno para proteger as partes metálicas que constituem o suporte do painel. De seguida, implanta-se um programa exaustivo de controlo de qualidade.