Energia Solar Fotovoltaica - um pouco de História

  

    A energia solar, como o próprio nome já diz, é uma energia que vem do sol, sendo irradiada continuamente por este astro. Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos. Uma outra forma de se exprimir esta imensa grandeza energética, basta dizer que a energia que a terra recebe por ano vinda do sol, representa mais que 15000 vezes o consumo mundial anual de energéticos.

    De onde vem toda esta energia? Ela vem de dentro do próprio sol, que como outras estrelas, é uma grande bola de gás feita basicamente de Hidrogénio e Hélio. O sol gera energia no seu núcleo por um processo conhecido como fusão nuclear. Durante a fusão, ocorrem temperaturas e pressões extremamente altas que fazem o átomo de Hidrogénio ter o seu núcleo fundido ou combinado. Quatro núcleos de Hidrogênio fundem-se fornando um átomo de Hélio. Mas o peso atómico do Hélio é menor que os 4 núcleos combinados na sua formação, fazendo então que a matéria perdida seja emitida para o espaço na forma de radiação.

    Para onde vai toda esta energia? 15% da energia emitida pelo sol que chega a terra é reflectida de volta para o espaço. Outros 30% são perdidos na evaporação da água a qual sobe para a atmosfera produzindo chuva. A energia solar é também absorvida pelas plantas, pela terra e oceanos. A energia restante, para manter o equilíbrio energético do planeta, deve então ser emitida sob a forma de radiação térmica. Considerando que a energia solar está disponível de forma absolutamente gratuita, pergunta-se por que é seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.     

    Mesmo assim a energia solar apresenta um potencial bastante expressivo na sua utilização de forma intensiva.

    A utilização prática da energia solar remonta aos primórdios da humanidade quando se utilizava o sol para secar peles e alimentos. A partir de achados históricos de arqueólogos comprova-se que, já no século 7 A.C se utilizava simples lentes de vidro para concentrar a luz do sol e desta forma queimar pequenos pedaços de madeira e assim obter fogo.

    Os separadores seguintes relatam a evolução da energia solar fotovoltaica desde a sua descoberta.