Energia Solar
No centro do sol, os núcleos de átomos de hidrogénio fundem-se e dão origem a núcleos de hélio. A energia que resulta desta reacção é radiada para o espaço e parte dela chega à atmosfera terrestre.
Uma parte dessa energia é absorvida ou reflectida pela atmosfera. A radiação disponível na superfície terrestre divide-se em três componentes: directa, que vem directamente desde o disco solar; difusa, que provém de todo o céu excepto do disco solar, nuvens, gotas de águas e outras; e reflectida, que provém da reflexão no chão e nos objectos circundantes. A soma das três componentes denomina-se radiação global.
A conversão da energia solar pode ser feita de duas formas: activa ou passiva.
A primeira implica a transformação dos raios solares noutras formas de energia, térmica ou eléctrica. Já na segunda, o aproveitamento da energia para aquecimento de edifícios ou prédios é feito através de concepções ou estratégias construtivas.
A energia solar é um recurso de particular interesse para Portugal, país com um número médio de horas de sol muito superior ao da generalidade dos nossos parceiros europeus. Aproveitar este recurso significa utilizá-lo no aquecimento de água ou outros fluídos (energia solar térmica activa), promover a sua adequada utilização em edifícios (energia solar térmica passiva) ou convertê-lo em electricidade (energia solar fotovoltaica).