Outros dispositivos que podem ser instalados
Alarmes
Se a bateria ficar muito descarregada, deve instalar um aparelho que avise ou desligue a bateria dos elementos de consumo, até atingir um bom nível de carga. Para tal efeito poderão ser utilizados sons, luzes, sinais de rádio, etc. Se tiver um equipamento grande, poderá conseguir que se vão desligando os aparelhos de acordo com determinadas prioridades, como por exemplo, quando estiverem a atingir valores perigosos, embora nem sempre se desliguem correctamente, pelo que nestes casos será conveniente instalar relés maiores controladas por desconectores.
Sistemas de iluminação
Utilizar reactâncias electrónicas que, com a ajuda de um transístor que funcione a altas-frequências, produzem uma descarga num tubo fluorescente de maneira a que se active. Apresentam uma eficácia luminosa superior à das lâmpadas convencionais. Estas reactâncias deverão estar protegidas contra a inversão da polaridade e o funcionamento no vazio e têm um leque amplo de frequências. As melhores são as de quatro fios, dois para cada extremo do tubo. No entanto, há também reactâncias para lâmpadas de sódio a baixa pressão que, ao terem grande potência luminosa, são muito apropriadas para a iluminação de exteriores.
As lâmpadas fluorescentes de alta voltagem são mais caras, mas apresentam a vantagem de os seus tons de iluminação poderem ser combinados a fim de se obter um resultado agradável à vista. Também já começaram a ser comercializadas as lâmpadas de indução, que funcionam a partir de um campo magnético induzido pela corrente que circula através de uma bobina, fazendo com que o gás do seu interior se ilumine. A sua duração é de 60.000 horas, aproximadamente, e não têm eléctrodos, apresentando uma eficiência semelhante á dos tubos fluorescentes.
Bombas de água
Actualmente são fabricadas bombas de água que funcionam a 12 e 24 volts e estão concebidas para trabalhar com painéis solares (com ou sem baterias), mas também podem ser utilizadas bombas de corrente alternada adaptáveis com conversores especiais que oferecem rendimentos muito bons. Também há bombas submersíveis que podem ser utilizadas nas instalações pequenas (que funcionam com corrente contínua), mas não apresentam bons resultados se forem excessivamente utilizadas, não devendo ficar submersas mais do que 5 metros.
Visores electrónicos
Costumam estar acoplados a outros equipamentos para determinar os volts, amperes intensidade radiante, etc., mas na maior parte dos casos levam um voltímetro e um amperímetro para efectuar a medição do circuito primário (painéis-reguladores) e do secundário (bateria e carga de consumo), embora também possa ser útil um contador que meça os amperes por hora numa determinada instalação eléctrica. Porém, se houver uma falha do abastecimento eléctrico destes aparelhos, perde os dados durante o intervalo sem alimentação, pelo que deverão ter uma pilha para manterem na memória os valores obtidos.
Temporizadores e desconectores horários
São elementos muito utilizados na corrente alternada, embora também haja de corrente contínua. Podem ligar e desligar entre meia hora e 24 horas e normalmente são utilizados nos locais onde é preciso haver luz a partir de determinadas horas do dia.
Se quiser ligar os aparelhos em momentos que desconhece previamente, utilize os temporizadores, quer de tempo fixo quer variável, de maneira a que os fixos, quando os activar, fechem o circuito durante um intervalo. Os variáveis fecharão o circuito durante um intervalo variável, dependendo do tempo de desconexão de muitos factores, e serão utilizados para activar iluminações autónomas, sinalizações, etc.