Sobre o nosso projecto
Com este projecto pretendemos divulgar a tecnologia dos painéis fotovoltaicos, apresentando-a como uma alternativa energética, ambientalmente desejável e economicamente viável e esclarecer todas as dúvidas que esta recente tecnologia possa suscitar.
O projecto tem, então, como produto final, um site informativo onde estarão explicitadas todas as informações importantes relativas a painéis solares e onde se poderá encontrar contactos de empresas especializadas na área.
O objectivo é que um qualquer pessoa, que pretenda instalar painéis solares no seu jardim ou no seu telhado, ao visitar o nosso site, tome conhecimento de tudo aquilo que tem de fazer para realizar esse projecto, vendo esclarecidas todas as suas dúvidas e encontrando facilmente contactos de empresas que sirvam os seus interesses. O site dirige-se também a outros cidadãos curiosos, que, sem terem a intenção de instalar painéis solares, pretendam conhecer melhor este tipo de energia não poluente.
Com este nosso projecto, pretendemos mobilizar todo o nosso entusiasmo a favor das tecnologias que tornarão possível um desenvolvimento sustentável. É necessário dar atenção às mudanças essenciais para assegurar, no Planeta, a utilização e o aproveitamento de recursos que sejam ecológicos. Assim, as energias alternativas, aliadas às novas tecnologias e à respectiva protecção ambiental, poderão tornar realidade sonhos antes julgados impossíveis.
A ideia para este nosso trabalho surgiu da necessidade de diminuir a dependência dos recursos energéticos não-renováveis, que, por serem consumidos a uma escala superior àquela com que a Terra é capaz de os gerar, são cada vez mais escassos.
Temos a noção de que o nosso projecto é bastante ambicioso, mas, por outro lado, também estamos cientes da importância da sua concretização. Desta forma, empenhámo-nos em trabalhar no sentido de pôr em prática a nossa ideia, que nos interessou não só pelo seu lado científico, mas também pelo facto de sugerir uma melhoria no aproveitamento dos recursos da Terra. Temos em vista a promoção de um desenvolvimento sustentável, que é definido no Relatório Brundtland da seguinte forma:
"O desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e económico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais."